Parou de treinar? Confira 7 dicas para voltar aos treinos.


A falta de tempo, as atividades do dia a dia, ou até mesmo a falta de disposição podem ser motivos para parar com os treinos, não é verdade? O importante é que mesmo com os empecilhos você não deixe de praticar exercícios, pois a atividade física é essencial para saúde tanto física quanto mental. Confira dicas para voltar aos treinos de modo saudável.

Ter uma rotina de treinos adequada vai além da busca pela estética do corpo. A prática gera diversos benefícios como a prevenção e o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. No artigo de hoje nós trazemos algumas dicas valiosas para você voltar com os treinos de forma saudável e respeitando os limites do seu corpo.

1. Retorne aos poucos

O treino intenso após muito tempo sem realizar atividades físicas pode gerar diversos incômodos como dores musculares. Por isso, quando retomar a prática de exercícios é importante fazê-la de forma gradual, sem exageros, para que seu corpo se acostume novamente.

2. Faça os exercícios com companhia

Treinar sozinho pode ser ainda mais desestimulante para quem está retornando as atividades. Assim, uma ótima ideia para te deixar mais motivado é ter alguém para te acompanhar na hora dos exercícios.

3. Não espere ter disposição

O comodismo pode ser um grande vilão na hora de começar ou retomar a rotina de treinos, sendo assim, não adie, não espere estar disposto, pois a tal vontade de treinar pode não aparecer. Você deve começar aos poucos, reduzindo o tempo dos exercícios.

4. Ouça uma playlist animada

Além de nos deixar mais animados e dispostos, a combinação da música com a atividade é perfeita, pois faz com que nosso corpo libere substâncias químicas no cérebro que ajudam a reduzir a dor e a sensação de cansaço do exercício.

5. Crie uma rotina

Se você cria o hábito de treinar com frequência e realiza os exercícios com constância você condiciona seu corpo e seu cérebro a se acostumar com a atividade e não sentir dores, o que vai fazer com que você tenha muito mais energia e disposição.

6. Cuide do seu sono

Ter uma boa qualidade de sono é essencial para a saúde. Não adianta planejar o treino diário se você não teve uma boa noite de sono, o descanso é indispensável para que você se sinta mais disposto. Além disso, praticar atividade física também te ajuda a dormir mais rápido, cria sensação de relaxamento e faz com o sono seja mais profundo e de qualidade.

7. Faça aquecimento e alongamento

Alongar o corpo antes e depois dos treinos é importante para evitar lesões e deixar seu corpo menos tenso e mais relaxado. Quanto ao aquecimento, ele é essencial para iniciar os treinos, pois é uma forma de preparar o corpo para as atividades seguintes. Você pode optar, por exemplo, pela caminhada.

Não esqueça: na volta aos treinos o mais importante é respeitar seu período de readaptação e não forçar seu corpo a realizar atividades com muitas repetições e cargas pesadas. Além disso, é imprescindível o acompanhamento de um educador físico para que você tenha toda a assistência necessária.