top of page

Preservação ambiental na AAABB Cuiabá tem o reconhecimento do Ministério Público


O trabalho de preservação ambiental executado pela AABB Cuiabá à beira do Rio Coxipó foi aprovado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Após a realização de vistorias no local, onde foi constatado que a Associação solucionou um problema de erosão e reflorestou a área de preservação permanente, o MPE concluiu uma ação existente contra o Clube, definindo que não há mais motivos para a continuidade do procedimento administrativo.


A recuperação da área degradada precisou de pesados investimentos da AABB, na construção de bocas de lobo, replantio da vegetação e dissipação da enxurrada com degraus protegidos por pedras recobertas de tela.


Pelas fotos da margem do rio, podemos ver todo o serviço desenvolvido, principalmente quanto aos gabiões. Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas.

Mas o trabalho valeu a pena, concluiu o presidente da AABB Cuiabá, Newton Geraldo Fiorenza, que sempre foi um defensor da preservação da natureza e não mede esforços para que a Associação seja hoje um verdadeiro bosque em plena cidade. Dentre as ações da atual gestão neste sentido está o inventário florestal que vem sendo feito. Mangueiras, orvalheiras, pau-brasil, aricá e muitas outras espécies de árvores replantadas no Clube serão catalogadas e preservadas para as próximas gerações.

bottom of page