Associada e a filha com síndrome de down lutam para levar uma vida normal


Lembram da Melissa e da Maria? Maria tem apenas 9 meses, mas neste breve tempo já passou por maus bocados. Com síndrome de down e problemas no coração, ela precisou ser submetida a uma operação em São Paulo, teve complicações e ficou 4 meses hospitalizada. Hoje ela está bem, mas tem pela frente os tratamentos de rotina de uma criança down, que não são nada simples. E a mãe dela, enquanto, tenta voltar às quadras e não esquece de agradecer à AABB e seus associados pelo carinho e solidariedade.

A ex-jogadora de vôlei de areia Melissa teve que se aposentar precocemente por ter engravidado 2 vezes seguidas e também para cuidar de seus 2 filhos, Gabriel e Maria. A caçulinha, principalmente, requer maior atenção, pela condição de saúde.

Hoje Maria está bem, mas respira através de uma pequena incisão no pescoço e agora tem pela frente os tratamentos de rotina de uma criança down. A síndrome de down é uma alteração genética que causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus. A criança down geralmente tem menos musculatura e para ela tudo é mais lento. Além disso, porém, ela tem outros desafios pela frente.

Para voltar a respirar sem ajuda de aparelhos e começar a falar, a criança vai precisar de fisioterapia, estimulação precoce e fonoaudiologia, entre outros cuidados. A mãe da menina revela que vem tentando voltar às quadras. "A gente já jogou muito, e a prioridade agora é cuidar das crianças, mas eu gostaria de poder voltar a brincar", diz Melissa, com um leve sorriso no rosto, relembrando o vôlei.

Enquanto isso, Melissa agradece ao Clube e aos associados pela solidariedade e carinho. Atletas do grupo New Futevôlei realizaram um torneio de futevôlei e reverteram o dinheiro arrecadado para o tratamento de Maria.

Rua Alexandre de Barros, 67 - Chácara dos Pinheiros (Coxipó)
Cuiabá-MT - Cep 78080-030
Tel: (65) 3661-1944 | +55 65 9 9235-2546- E-mail: aabbcba@terra.com.br